sábado, 20 de março de 2010

Secretaria de Educação e Ambiente se unem para plantar 1 milhão de árvores



Por Fernanda Valles
Nesta sexta-feira, dia 19/03, a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marilene Ramos, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, se uniram no Jardim Botânico do Rio de Janeiro para anunciar as metas do Dia C 2010. Com o objetivo de plantar 1 milhão de árvores, serão firmadas parcerias junto às escolas estaduais do Rio de Janeiro.
De acordo com a secretária Tereza Porto, com o total de 1.437 escolas e cerca de 1 milhão e 400 mil alunos na rede estadual do Rio de Janeiro, a meta de 1 milhão de árvores plantadas tem tudo para ser atingida.
- Trabalharemos em conjunto, mapeando as áreas das escolas em que poderão ocorrer os plantios. A Seeduc procura estar inserida em todas as políticas, não só as educacionais, mas todas aquelas que visam a melhoria na qualidade de vida da população.
O Dia C (Dia do Clima), que comemora-se na mesma data que o Dia da Árvore (21/9), está inserido dentro do Projeto Contador de Árvores da Mata Atlântica, que realiza inúmeras ações com o intuito de incentivar, fortalecer e monitorar o plantio de árvores no Rio de Janeiro. No Dia C 2009 foram plantadas 138.635 árvores no estado.
Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e a Superintendência de Biodiversidade, em parceria com o Instituto Terra, o Projeto Contador de Árvores instalou um placar eletrônico no Jardim Botânico, que atualiza quinzenalmente o número de mudas plantadas no estado (até o momento, cerca 3 milhões e 400 mil).
Segundo o ministro, nós não podemos ter uma visão “clorofílica” do Meio Ambiente, por isso são fundamentais as parcerias realizadas, por exemplo, com a cultura e a educação.
- Plantando árvores, estamos contribuindo para a melhoria do nosso solo, ar, água, clima e biodiversidade. É um ato de amor com a civilização, a Terra e a vida.
Carlos Minc ainda lançou a ideia que cada aluno não só plante, como também adote a árvore que plantou.
- É muito importante manter, preservar esse vínculo. O aluno deve cuidar da árvore, dar um nome e até conversar com ela.
Entrega de Certificados e Assinatura do Acordo de Cooperação
No ano passado, 98 parceiros (64 municípios e 34 ONGs e empresas) aderiram ao programa Contador de Árvores no Dia C, e hoje receberam seus certificados. Divididos em quatro categorias, foram premiados os que plantaram desde 500 até acima de dez mil mudas.
A Secretária Marilene Ramos destacou o trabalho voluntário no Projeto.
- A festa hoje é dos parceiros, que reconheceram a importância da iniciativa e venceram o desafio.
Durante o evento, o ministro Minc e a secretária de Meio Ambiente também assinaram um acordo de cooperação com o Serviço Florestal Brasileiro, para a realização do Inventário Florestal no Estado. Trabalho realizado desde 2005, o Inventário tem o objetivo de fornecer um retrato de todas as florestas do Brasil, oferecendo subsídios para políticas públicas de meio Ambiente, como a que irá cuidar das mudanças climáticas.
FONTE: SEEDUC: www.educacao.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário